Mulheres Mil retorna ao IFMT com 300 vagas para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade

Publicado por: Reitoria / 19 de Julho de 2023 às 19:08

O projeto apresentado pelo IFMT foi aprovado em segundo lugar entre 43 instituições do país.

O Programa Mulheres Mil, uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), retorna ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com o objetivo de promover a qualificação profissional e a inclusão educacional, produtiva e social para mulheres em distintas situações de vulnerabilidade e risco social: moradoras de zonas urbanas periféricas, mulheres privadas de liberdade, mulheres cisgênero e transgênero, mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade psicossocial.

Entre 2012 e 2014, o IFMT ofertou 1725 vagas no Programa Mulheres Mil. Agora com a retomada, em 2023, serão ofertadas 300 vagas, distribuídas entre cinco campi:

• Cáceres: Curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental
  • Campo Novo do Parecis: Curso de Produtora de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor
  • Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva: Curso de Gestora de Microempresas
  • Primavera do Leste: Curso de Assistente Administrativo
  • Rondonópolis: Curso de Microempreendedora Individual

O reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, enfatiza a relevância social do programa, buscando construir condições mais igualitárias entre homens e mulheres na sociedade.

“O IFMT sempre se comprometeu com esse programa e também criou o programa Teresa de Benguela, com o mesmo objetivo. O financiamento do governo federal ao Programa Mulheres Mil certamente ampliará as oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade em nosso estado.”

O pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, destaca que a reativação do Mulheres Mil faz parte dos esforços da instituição para oferecer uma formação humana integral, apoiando o desenvolvimento local. E acrescenta que o projeto apresentado pela equipe do Bolsa Formação do IFMT recebeu uma "avaliação notável", obtendo a nota 99,5 de 100 possíveis e ficando classificado em 2º lugar entre as 43 instituições que tiveram projetos aprovados.

IFMT e o compromisso com Políticas Afirmativas

O IFMT possui um histórico consistente de ações em prol das políticas afirmativas voltadas ao público feminino, e o Programa de Extensão Teresa de Benguela representa um marco nesse compromisso institucional, atendendo mais de mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, desde sua criação em 2017, através de projetos desenvolvidos pelos campi e pela Reitoria.

Com o objetivo de fortalecer esse compromisso, a execução do Programa Mulheres Mil pelo IFMT contará com o acompanhamento e assessoria da gestão do Programa de Extensão Teresa de Benguela, liderado pela gestora Laura Aoyama, juntamente com a equipe de execução dos cursos do Mulheres Mil.

“É importante fortalecermos o atendimento às mulheres, combater o sexismo e apoiar a geração de renda, além de valorizar o trabalho feminino. E essa marca da atuação do IFMT estará também nas ações do Mulheres Mil", enfatiza Laura.

As inscrições para os cursos estarão abertas ainda este ano. A coordenadora Angela Eloísa e o coordenador Marcos Valin, participarão de uma capacitação em Brasília, promovida pela Setec/MEC, para a etapa de elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A expectativa do IFMT é oferecer uma experiência de aprendizado enriquecedora e transformadora para as mulheres que participarão do programa.