início do conteúdo

No Dia Mundial da Educação IFMT realiza “Abraço pela Paz”

Publicado por: Reitoria / 27 de Abril de 2023 às 14:21

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e as demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica promovem, nesta sexta-feira, 28 de abril, às 9 horas, o “Abraço pela Paz”, data em que é comemorado o Dia Mundial da Educação.

O IFMT convida a todos os estudantes, servidores, colaboradores e comunidade em geral dos 19 campi para, vestirem-se de branco e realizarem um abraço simbólico no prédio principal do seu campus. 

O "Abraço pela Paz" é uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem o intuito de promover a cultura de paz nas escolas e na sociedade. 

Para as publicações referentes a este movimento sugere-se as seguintes hashtags #IFMT #BrasilUnidoPelaPaz #EscolaSegura #IFMTpelaPaz 

Governo Federal 

No último dia 20 de abril, o Governo Federal lançou a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, a fim de sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz.

As instituições da Rede Federal, por meio de adesão do Conif, integram o movimento pela paz. O movimento chama a atenção para que, com a união de todas as pessoas, o país consiga superar esse período de insegurança nas escolas, após os episódios de violência e o aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio, de violência e de agressividade. 

Além dessa ação, o Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 19, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, em formato digital, que visa orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.   

A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção ao ambiente escolar. O objetivo da cartilha é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas, institutos federais, universidades e em outras instituições de educação.   

Acesse os canais para denúncias:  

https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura  

https://api.whatsapp.com/send?phone=5561996565008 

 

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT