Nota à Comunidade

Publicado por: Campus Cáceres / 8 de Outubro de 2022 às 14:52

O Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT informa às servidoras, servidores, estudantes, colaboradoras e colaboradores e a toda a comunidade que um novo bloqueio de recursos da rede dos Institutos Federais e Universidades Federais anunciado pelo Governo Federal na última terça-feira, 4 de outubro de 2022, compromete significativamente as atividades na nossa instituição que já estava com dificuldade para finalizar o ano. O valor contingenciado do Campus Cáceres totaliza R$ 700.982,58 do nosso orçamento e se constitui em um impasse enorme para mantermos os custos diários.

Na sexta-feira (07.10), o governo anunciou que liberou o limite de movimentação para empenho por antecipação até o próximo mês de novembro, o que mantém as incertezas.

Em meio a todas essas dificuldades, estruturas físicas do campus foram atingidas pelo vendaval, ocorrido no final da tarde da última quinta-feira (06/10) com destruição de telhados e danos a vários prédios dos setores do campus, assim como a residências estudantis femininas e masculinas. Espaços que necessitam para manutenção das atividades, reparos imediatos neste exercício em que cortes, bloqueios e contingenciamentos enfraquecem a qualidade da oferta de educação pública e gratuita para todas e todos.

Infelizmente, os impactos dos vários bloqueios e contenção orçamentária que a instituição vem sofrendo nos últimos anos e, de modo particular, no exercício de 2022, já se materializam na incerteza de pagamento dos serviços essenciais para o funcionamento do campus e no comprometimento da manutenção da infraestrutura do Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo. A redução de recursos afetará ainda as ações de fomento e desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão e representa ameaça aos recursos já insuficientes da assistência estudantil (bolsas monitoria, residências estudantis, alimentação, transporte, seguro escolar, etc.).

Diante desses fatos conclamamos a comunidade para que permaneça na defesa da Educação Pública, da Educação Profissional e dos Institutos Federais com capacidade plena de funcionamento.

Nesse momento, nossos esforços e ações estão voltados para garantir o funcionamento do campus até o final do ano e reverter a fragilidade dos espaços, especialmente das residências estudantis, para preservar a segurança das e dos residentes. Faremos o que estiver ao alcance da gestão para que o impacto seja mínimo nas despesas correntes e na Assistência Estudantil, investimento vital para garantir a permanência de estudantes na instituição com condições mínimas de êxito.