Pesquisas de acadêmicos do IFMT Cáceres são destaques em Congresso Florestal de Mato Grosso

Publicado por: Campus Cáceres / 15 de Novembro de 2015 às 23:37

Com maior representatividade entre as instituições externas, o IFMT Cáceres sediará a próxima edição do Congresso

Quarenta trabalhos desenvolvidos por meio de pesquisas realizadas por servidores e alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal do IFMT Cáceres foram destaques no I Congresso Florestal de Mato Grosso. O evento realizado durante a última semana, no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso, em Sinop, reuniu as instituições de Ensino Superior do Estado e outras entidades que realizam pesquisa e extensão com enfoque no setor de base florestal em Mato Grosso.

Os trabalhos apresentados pelo Campus Cáceres foram desenvolvidos nas áreas de Silvicultura, Manejo Florestal, Sementes Florestais, Entomologia Florestal, Recuperação de Áreas Degradadas, Solos, Ecologia Florestal, Geotecnologias, Tecnologia da Madeira, Máquinas e Mecanização Florestal.

Com maior representatividade entre as instituições externas, o IFMT Cáceres subsidiou a participação no Congresso de mais de 70 acadêmicos da Engenharia Florestal, com fomento da política de Assistência Estudantil do Campus.

O destaque da Instituição no evento resultou na escolha do IFMT Cáceres para sediar a próxima edição do Congresso, prevista para ser realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2016.

“Nosso curso é o mais jovem de Mato Grosso e estivemos em grande expressão, com a participação dos acadêmicos e professores no congresso, destacando nossos trabalhos e a nossa instituição. Estamos muito felizes com os resultados”, afirmou o coordenador do Curso de Engenharia Florestal do Campus Cáceres, professor Arthur Chaves.

Segundo Chaves, além de permitir troca de experiência entre as instituições que atuam na área Florestal nos diferentes biomas em Mato Grosso (Pantanal, Cerrado e Amazônia), o congresso proporcionou também um espaço de diálogo com o setor de bases florestais no Estado.

“O congresso foi um marco para a Engenharia Florestal no Estado de Mato Grosso. É a primeira vez que conseguimos integrar todos os cursos da Engenharia Florestal do Estado e setores produtivos no mesmo evento. Nossa expectativa é ampliar o trabalho na próxima edição”, afirmou o professor.