Proposta de novo Projeto Pedagógico de Curso é apresentada à comunidade acadêmica de Engenharia Florestal

Publicado por: Campus Cáceres / 15 de Fevereiro de 2023 às 11:41

A comunidade acadêmica do curso de Bacharelado em Engenharia Florestal do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo participou na tarde desta quarta-feira (14.02) de reunião ampliada sobre a proposta de um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A minuta do documento foi elaborada e apresentada pelo Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE) .

Entre as mudanças propostas, o novo PPC intitui a curricularização da extensão no Curso de Engenharia Florestal. A medida atende a normativa do Conselho Nacional de Educação com a inclusão no currículo de 10% da carga horária do curso para atividades de extensão. O propósito é fortalecer, por meio da produção e aplicação do conhecimento, a aproximação, interação e articulação entre curso e sociedade.

O PPC é um instrumento que regulamenta todas as atividades do curso e que orienta todo o seu funcionamento nas dimensões acadêmica, pedagógica e administrativa. O documento fundamenta e orienta o processo de ensino-aprendizagem, desde a concepção do curso, ingresso dos estudantes, perfil profissional, estrutura curricular e todo o percurso formativo no âmbito do ensino, pesquisa e extensão até a certificação.

De acordo com a coordenadora do curso e presidente do NDE, professora Edilene Silva Ribeiro Lopes Moreira, além da curricularização da extensão, entre outras medidas, o novo PPC da Engenharia Florestal propõe instituir adequação de objetivos, alterações de carga horária, inclusão de atividades de Ensino a Distância (EaD) e fusão de componentes curriculares.

A minuta do projeto será apreciada nesta quarta-feira(15.02) pelo colegiado do Curso de Engenharia Florestal do campus em seguida deverá ser encaminhada pela direção de Ensino do campus (Departamento de Desenvolvimento Educacional - DDE), para a Pró-reitoria de Ensino do IFMT.

O novo PPC só entrará em vigor, após trâmite e aprovação nas instâncias superiores do IFMT, como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ( Consepe) e o Conselho Superior (Consup).

O curso de Bacharelado em Engenharia Florestal é ofertado na modalidade presencial.

Participaram da reunião, o diretor-geral em substituição do IFMT Cáceres, Ronilson Balbuena, o coordenador-geral de Ensino do campus, professor Lúdio Campos - representando a DDE, servidoras, servidores e estudantes do curso de Engenharia Florestal.