início do conteúdo

Proex lança a série “Guias Metodológicos” nesta quinta-feira (16/12) durante reunião do Codir

Publicado por: Reitoria / 14 de Dezembro de 2021 às 08:30

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) convida a comunidade acadêmica para o lançamento da série “Guias Metodológicos”, na manhã desta quinta-feira (16/12), durante a reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), através do link  -  [CODIR] 11ª Reunião Ordinária presencial  - 16/12/2021. 

O pró-reitor de extensão, Marcus Taques explica que, a série "Guias Metodológicos" tem por objetivo organizar e apresentar institucionalmente materiais que subsidiem a proposição, criação, registro, implementação, execução, acompanhamento/monitoramento e avaliação das ações extensionistas no/do IFMT. 

“Ela foi criada especialmente para inspirar e orientar ações extensionistas que, para além de necessitarem de unificação, objetivam a promoção de desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado de Mato Grosso, seus municípios e territórios", destaca Taques. 

A diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares Substituta, Elenice dos Reis Santos, conta que a Proex passou a trabalhar, desde 2019, em propostas bibliográficas relacionadas a cada pauta tratada no âmbito da extensão do Instituto Federal de Mato Grosso.

“Sempre fomos orientados a partir de regulamentos do IFMT, legislações da Rede Federal de Educação, experiência já vivenciada na instituição buscar divulgar e unificar trabalhos. Com os Guias Metodológicos espera-se otimizar o trabalho extensionista no IFMT”, declara Elenice.

Elenice dos Reis acrescenta que “os Guias Metodológicos e Manuais nunca estão 100% acabados, as práticas sempre vão se atualizando conforme passamos pelas experiências. Além disso, os guias não são algo determinante, mas sim uma orientação para os primeiros passos” finaliza.

Confira quais são os Guias Metodológicos:

  • Identificação de Oportunidades de Desenvolvimento Regional;
  • Manual de Extensão do IFMT;
  • Incubação de Empreendimentos;
  • Modelando Negócios do Programa de Extensão Teresa de Benguela;
  • Formulação de Programas de Extensão;
  • Incube - Metodologia de Incubação de Empresas para Instituições de Ensino;
  • Guia Empreender - Para Estudantes e Empreendedores Estruturarem Seus Negócios;
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT