Projeto do IFMT Cáceres fomenta reciclagem e reutilização de materiais com uso responsável dos recursos naturais

Publicado por: Campus Cáceres / 30 de Novembro de 2015 às 15:27

Atividade desenvolvida pelos alunos do 9º semestre de Engenharia Florestal deverá ser ampliada para escolas e outros espaços de convivência nos bairros da cidade

Pneus usados, caixotes de feira, garrafas PET, caules de bambu, madeira apreendida pela justiça, restos de material de construção, entre outros resíduos que iriam para o lixo foram transformados pelos acadêmicos da segunda turma de Engenharia Florestal do IFMT Campus Cáceres em utilitários como assentos, mesas, canteiros, lixeira, vasos de flores e jardim suspenso, dando vida e cor aos espaços de convivência dos alunos do Curso. A ação integra o Projeto “Reciclagem e reutilização de materiais – Uso responsável dos recursos ambientais”, coordenado pela professora Gláucia Alves e Silva que teve início este semestre como atividade da disciplina de Manejo de Unidades de Conservação e Áreas Silvestres.

O objetivo, segundo a professora é, além do caráter pedagógico de difundir os conceitos e promover práticas de educação ambiental entre os acadêmicos, envolver a sociedade de Cáceres com a proposta criativa de reaproveitamento e reutilização de materiais por meio da expansão das atividades do projeto em escolas e outros espaços de convivência da população.

“A ideia é expandir o projeto, inicialmente para outros espaços dentro nosso campus e depois envolver escolas e comunidades nas ações”, explica Gláucia.

A professora destacou o comprometimento e protagonismo dos acadêmicos no projeto. “O mérito é deles, os trabalhos me surpreenderam, foram muito além das expectativas. Será um marco para as próximas turmas como espelho e motivação para realização de outras ações”, afirmou.

A atividade foi organizada em dois grupos. No trabalho denominado 'útil e sustentável' os acadêmicos confeccionaram de modo artesanal sofás, banco, mesa de centro, lixeira e canteiros de flores e plantas ornamentais utilizando pneus usados, caixotes de feira, tubos de papelão descartados, barril de chopp vazio, tecido de cortinas entre outros elementos que se tornaram utensílios e mobílias que permanecerão para uso na entrada e saguão do bloco do curso de Engenharia Florestal.

No trabalho intitulado 'Espaço Ecológico Michelle Carmelinda Pegorini Bordini', em homenagem a professora do curso de Engenheira Florestal do IFMT Cáceres, falecida no ano passado, os acadêmicos construíram entre os blocos de salas de aula e no corredor espaço de convivência com pergolado, bancos e jardim suspenso confeccionados com toretes de teca, tábuas, caules de bambu e madeira de doação apreendida pela justiça, além de restos de materiais de construção. No centro do Espaço Ecológico, onde já crescia um Ipê Amarelo, plantado em homenagem à professora, os alunos reproduziram uma engrenagem com garrafa PET e brita em referência ao símbolo da Engenharia Florestal.

Para os acadêmicos, o trabalho em conjunto e cooperação entre as equipes deu mais sentido a dinâmica do projeto. De acordo com eles, a perspectiva ambiental integra a matriz do curso e é focada na formação de profissionais que entendem não apenas a necessidade de produzir, mas também de aproveitar, em propósito sustentável, todos os resíduos do que é produzido.

Aldebaram, Antonio Miguel, Beatriz, Camila, Cássia, Daniela, Glleyce, Júlia, Janaína, Márcio, Paula, Janderson, Alessandro, Bruno, Cleverson, Douglas, Elisidério, Elvis, Fernando, João Gustavo, Juliender, Leonardo, Ricardo e Vagner são multiplicadores e entusiastas da ideia. A fala que ecoa entre estes acadêmicos que cursam o 9º semestre de Engenharia Florestal é “o trabalho é de toda a turma, é o que queremos deixar como exemplo e como aprendizado”.

Clique aqui e confira Galeria de Fotos