Responsabilidade de todos: Campus realiza mobilização de combate ao Aedes aegypti

Publicado por: Campus Cáceres / 22 de Março de 2016 às 14:14

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realiza mobilização para medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti. Entre as atividades estão formação para os alunos, intervenções de limpezas nos espaços internos do campus e visitas aos bairros circunvizinhos em campanha de orientação e levantamento de situações de vulnerabilidade que permitam a propagação do mosquito, a exemplo de carência de saneamento, esgoto e coleta de lixo.

A ação orientada pela coordenação de extensão do Campus junto com uma comissão formada por professores de biologia, profissionais de saúde e servidores técnicos administrativos da unidade de Cáceres desenvolveu no início deste mês campanha de orientação e sensibilização da comunidade escolar para controle dos focos reprodutivos do mosquito Aedes aegypti incluindo mutirão de limpeza com alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.

A atividade integrou o aprofundamento da formação dos alunos, realizada anteriormente em sala de aula, com palestra ministrada pelo professor Mahal Massavi sobre o ciclo reprodutivo do mosquito vetor, hábitos e transmissão de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya.

Após a formação os alunos realizaram intervenção nos espaços internos do campus, incluindo trilhas e setores de produção. O trabalho contou com a orientação dos professores Biologia Letícia Brito e Mahal Massavi.

“O propósito é que os alunos conheçam como o mosquito se reproduz antes de realizar ações de controle mecânico, que são essas intervenções de limpezas e controle dos focos e sensibilizá-los com relação aos cuidados que devem adotar para evitar doenças transmitidas pelo mosquito. O propósito é envolver, gradativamente, toda a comunidade escolar”, afirma o professor.

Outras ações de sensibilização, orientação e diagnóstico de situações de risco de propagação de focos do mosquito como esgotamento sanitário, coleta de lixo e higiene de espaços públicos e terrenos baldios serão realizadas pelos alunos, professores e equipe do projeto também nas comunidades circunvizinhas do campus. As situações diagnosticadas serão comunicados para as autoridades competentes.

“A ideia é de responsabilidade coletiva e de formação para a cidadania dos nossos alunos. Só conseguiremos enfrentar o mosquito e todas essas doenças transmitidas por ele, com cuidado dos espaços em que habitamos, com o cuidado de nossas cidades. Isto exige esforço conjunto e contínuo de todos”, avalia Claúdia Zucchi, coordenadora de extensão do campus.

Monitoramento

Para o cuidado e monitoramento do campus, que tem uma área de mais 300 hectares, a comissão criou um canal de comunicação exclusivo para recebimento de informações de alunos e servidores sobre eventuais focos do mosquito, por meio do endereço eletrônico combateaedes@cas.ifmt.edu.br

Marcadores: aedes-aegypti