Seletivo 2023/1: IFMT Cáceres oferta 295 vagas para cursos de ensino médio, técnico e cursos superiores

Publicado por: Campus Cáceres / 18 de Julho de 2022 às 18:14

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo está com inscrições abertas para o processo seletivo de  ingresso em 2023/1 em cursos técnicos integrados ao ensino médio, curso técnico subsequente e graduação em bacharelado e licenciatura.  São ofertadas 295 vagas para cursos presenciais gratuitos com formação do ensino médio ao ensino superior.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - Edital 071/2022

Para ingresso no Ensino Médio são ofertadas 175 vagas nos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária (105 vagas) e Informática (70 vagas).  Os cursos são voltados para quem concluiu ou está concluindo o ensino fundamental.

As inscrições estão abertas até o dia 11/09/2022. O prazo para solicitação da taxa de inscrição de R$ 50,00 termina na próxima quarta-feira (20/07).

O processo de seleção será realizado por meio de provas objetivas de Lingua Portuguesa/Literatura e Matemática, a serem realizadas no dia 09/10/2022, das 14 às 17 horas.

No ato da inscrição, a ou o candidato poderá optar por realizar a prova em Cáceres ou em uma das outras localidades de Mato Grosso em que o IFMT está presente: Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis,  Campo Verde, Cuiabá, Confresa, Diamantino,  Guarantã do Norte, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde,  Paranaíta, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande e Vila da Serra de São Vicente.

INSCRIÇÕES AQUI: Acesse o Edital 071/2022 e inscreva-se no seletivo para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Técnico Subsequente - Edital 075/2022

Para quem está concluindo ou concluiu o ensino médio e quer fazer um curso técnico profissionalizante de duração um(1) ano e meio de formação, o IFMT Cáceres oferece 40 vagas no curso técnico subsequente ao ensino médio em Agropecuária.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 09/10/2022. As pessoas interessadas podem solicitar isenção da taxa de inscrição de R$ 50,00 até o dia 13/08/2022.

O processo de seleção para o edital de cursos técnicos subsequentes não prevê provas.  A classificação das e dos candidatos no seletivo terá como base a análise do Histórico Escolar do Ensino Médio,  por meio de notas/conceitos do 1º e 2º ano do Ensino Médio constantes no Boletim Escolar Oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente anexado pela ou pelo estudante no ato da inscrição.

INSCRIÇÕES AQUI: Acesse o Edital 075/2022 e inscreva-se no seletivo para Curso Técnico Subsequente

Ensino Superior - Edital 074/2022

Para o ensino superior, o campus do IFMT em Cáceres oferece os dois únicos cursos públicos de bacharelado em Engenharia Florestal e Licenciatura em Química da região.  São 40 vagas para o Curso de Engenharia Florestal, ofertado em período integral diurno com 5 anos de formação, e outras 40 vagas para o curso de Licenciatura em Química, ofertado no período noturno, com 4 anos de formação.

As inscrições e o prazo  para solicitação de isenção da taxa de inscrição no valor de R4 80,00, terminam no dia 02/09/2022.

Podem solicitar isenção da taxa, pessoas em situação de baixa renda com comprovação de renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

A seleção para o ingresso no ensino superior será realizada por meio de prova discursiva de redação e provas objetivas de Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, e Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol. As provas serão realizadas no período vespertino do dia 16/10/2022, das 14h às 18h30.

A/o candidato poderá optar por realizar as provas  em Cáceres ou em uma das seguintes cidades de Mato Grosso: Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

INSCRIÇÕES AQUI: Acesse o Edital 074/2022 e inscreva-se no seletivo para Cursos Superiores do IFMT

Cotas

O IFMT oferta 60% das vagas para estudantes egressas e egressos de escolas públicas. O sistema de reservas de vagas inclui ainda situação de renda, pessoas com deficiência, e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. As pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas) passarão por uma banca de heteroidentificação para verificação de características fenotípicas.

A instituição integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e oferece educação pública e gratuita.

Orientações sobre o processo seletivo 2023/1: Secretaria de Registros Escolares do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Contato: (65) 3621-2610 ( telefone e whatsapp)

Tutorial: Como fazer inscrição em Processo Seletivo do IFMT