XI Encontro (In)dependências, Fronteiras e Modernidades será em outubro

Publicado por: Reitoria / 6 de Setembro de 2022 às 14:44

Será nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2022 o XI Encontro Estadual (In)dependências, Fronteiras e Modernidades: memórias e comemorações, promovido pela Associação Nacional de História, seção Mato Grosso (ANPUH MT), com apoio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O evento é bienal e reúne os profissionais da História, público interessados (profissionais de áreas afins) e alunos de Graduação e de Pós-Graduação.

O professor Dr. Vitale Joanoni Neto, docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da UFMT em colaboração técnica com o IFMT explica que o tema deste ano foi proposto “buscando voltar as atenções para repensar o nascimento do Brasil como estado independente e todas as implicações disso, em um momento em que, em todo o mundo, os valores do Estado Democrático e de Direito, estão sendo postos em discussão”.

O docente adianta que o bicentenário da independência do país e os cem anos da Semana de Arte Moderna serão abordados de forma a dialogar com o momento atual. É oportuno e necessário analisar e debater as construções de memórias e as múltiplas formas de comemoração em torno destas duas importantes datas históricas.

“A intenção é sempre discutir tais temas a partir do presente de modo que eles possam nos ajudar a compreender nosso tempo, nosso país, nossos problemas atuais. A Semana de Arte Moderna de 1922, trouxe uma proposta de identidade nacional (o que é o Brasil e quem somos nós os brasileiros), que tem repercussões até nossos dias. Quanto à Independência, 1822, espera-se que as abordagens ajudem a entender melhor o Brasil em seus mais diferentes aspectos,” pontua o docente.

“Esta reflexão busca entender a dialética da independência/dependência articulada à variegada experiência das modernidades na tradição nacional, a partir de um lugar e de uma situação própria e específica que é a fronteira”, completa.

Artigo e links para reflexões diversificadas sobre a independência

Com a aproximação da celebração da independência do Brasil o professor Vitale defende, em um artigo intitulado “2022: 200 anos da Independência do Brasil. O que nós temos a ver com isso?”  “a importância da educação e do desenvolvimento científico para a consolidação da cidadania, para a igualdade social e para o fortalecimento da nossa democracia.”

No texto o docente também disponibiliza dois links de acesso. Um que leva ao site do XI Encontro Regional da ANPUH/MT e outro,  ao site “Brasil: bicentenário das Independências”, organizado pela ANPUH Nacional, com textos curtos e de reflexões diversificadas sobre a nossa Independência.

Mesas Redondas com representantes das Universidades de MT

A conferência de abertura do encontro estadual será ministrada pelo professor Dr. Jurandir Malerba, autor de vários livros sobre o Brasil nos tempos da independência. Nas Mesas Redondas, estarão convidados das Universidades de Mato Grosso (UNEMAT, UFR, UFMT e IFMT). No evento, além das discussões de temas de importância para a área, há uma ênfase no ensino da História, uma vez que boa parte do/as aluno/as graduado/as tem a sala de aula como seu principal mercado de trabalho.

A ANPUH - é uma instituição com capilaridade nacional, com milhares de associados, mais de sessenta anos de existência e que atua fortemente junto aos/às profissionais de História, inclusive na defesa dos interesses desse grupo de profissionais. Tem participação em fóruns de discussão científica nacional como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e instâncias nacionais ligadas ao Governo como o CNPq e a CAPES. O fortalecimento da ANPUH ajuda na manutenção e no cuidado com a Educação, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação.

Para se inscrever no XI Encontro Estadual (In)dependências, Fronteiras e Modernidades, acesse: