início do conteúdo

Simpósio Solo e Agua

CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA: UMA NECESSIDADE GLOBAL

No dia 15 de abril comemorou-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data foi instituída por meio da Lei nº 7.876, de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, para despertar a consciência da sociedade em geral, mormente a sociedade rural, de que o uso e manejo do solo devem ser feitos pensando de forma futurista, sustentável. O IFMT de Cáceres – Campus Prof. Olegário Baldo, dá ênfase a esse tema através de evento técnico-pedagógico, onde alunos e professores ligados a essa área do conhecimento trarão a lume, para debates e reflexões, vieses derivados de um eixo temático maior, qual seja, “O SOLO E A ÁGUA: REALIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PLANETÁRIAS”.

Visa, o evento, instigar os alunos desta instituição de ensino básico, técnico e tecnológico, a desenvolverem pesquisas científicas documentais, aprenderem a eficiente interação com a sociedade escolar e acadêmica, interna e externa, além aprofundar os debates e reflexões sobre a importância do solo e da água como fator primordial para a vida no planeta. Além da perspectiva teórica ambiental, o evento também treina os educandos do IFMT em Comunicação e Metodologia de Extensão Rural.

De acordo com os professores Abdala Untar e Juberto Babilônia, responsáveis pela disciplina “Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água”: “... o solo é a origem de todas as atividades produtivas materiais e, por isto, fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra”.

E acrescentam: “Este argumento justifica e amplia a relevância deste evento, no qual se aproveitará para se discutir e aprofundar em temas e técnicas, na perspectiva pedológica, hidrológica, sociológica, ambiental econômica, essenciais para se entender a lógica da necessidade do bom uso e a conservação do solo, da administração das cadeias produtivas do setor primário da Economia, além de se aprender, apreender e compreender o conceito, tão propalado, de sustentabilidade”.

O solo é o componente fundamental do ecossistema terrestre. É o grande reservatório de água da humanidade, mais que isto, é o repositório da vida material. Os processos de consumo da água, sejam pelas vias da evaporação natural ou pela evapotranspiração das plantas, cultivadas ou não, ou pelos processos de transformação da matéria prima em inúmeros bens de consumo, proporcionam, além da produção de energia, através dos grãos e de fibras, a criação de ambientes, também diversificados, favoráveis, ou não, à manutenção de nichos ecológicos específicos. Mato Grosso tem relevância fundamental nessa discussão, pois que é o único estado brasileiro a apresentar três biomas bem característicos, o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica, que abrigam uma incrível diversidade de flora e fauna. Essa diversificação de ambientes têm funções vitais na manutenção da estabilidade de todos os ecossistemas do Planeta. Não se pode esquecer que o epicentro dessas transformações é o próprio homem. E isso precisa ser pensado e discutido profundamente, em todas as instâncias e esferas da sociedade. Esta reflexão é o espírito do evento.

 Texto: Abdala Untar - Coordenador Geral do Evento

 

Acesse abaixo a programação completa do evento.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT