IFMT Campus Cáceres apresenta Banda Musical, Fanfarra e Teatro na V MArte

Publicado por: Campus Cáceres / 21 de Outubro de 2023 às 09:09

Quatro peças teatrais com dramas e musical, apresentações da Fanfarra e de show com banda de repertório variado de MPB marcarão as apresentações de estudantes do IFMT Cáceres - Prof. Olegário Baldo na Mostra de Arte do Instituto Federal de Mato Grosso - MArte 2023. O evento, consolidado no calendário da instituião, está em sua 5ª edição e será realizado a partir do próximo domingo ( 22.10) até a terça-feira (24.10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá - MT.

A delegação do IFMT Cáceres na MArte 2023 será composta por 63 estudantes que integram a Fanfarra do IFMT Cáceres, a companhia de Teatro do campus "As Panteras" e a Banda Órion. A equipe, coordenada pelo professor de Arte, Carlos Bosquê, será acompanhada em conjunto pela servidora do Departamento de Atendimento Estudantil, Lourdes Cleusa da Silva Oliveira, o coordenador da Fanfarra, professor Juberto Babilônia, o coordenador de Pesquisa e Inovação do campus, professor Fausto Miguel da Luz Netto e o diretor de Ensino do campus, professor Anderson Ritela.

"A MArte é um momento muito importante para nós estudantes que participamos ativamente durante todo o ano contruindo, em conjunto com os coordenadores de projetos, espaços de arte e cultura no IFMT e em nossas comunidades. Este é meu último ano como estudante, assim como para alguns colegas. Outros participarão pela primeira vez. Então é muito especial. E eu espero poder encontrar no futuro muitas outras gerações de estudantes do IFMT em outros encontros que projetem a arte e a cultura na nossa instituição", afirma o estudante Israel Lincoln, um dos idealizadores e participante do grupo de teatro "As Panteras" e integrante da Fanfarra do IFMT Cáceres.

Viagem de Cáceres para MArte 2023

No palco da MArte, o grupo de teatro "As Panteras" abrirá as apresentações de Cáceres na segunda-feira (23/10), às 14 horas com expressões sobre o amor, no Musical " Vejo uma porta abrir", com a interpretação de Emili Renata Souza e Arthur Caetano.

No período noturno de 23/10 o grupo apresentará o "Teatro de Sombras: O sol e a lua". Em meio ao cenário de sombras, a peça dirigida por Bruno Vargas, convida para uma viagem com muitos personagens, em roteiro guiado pelo amor platônico do astro luminoso Sol pelo astro iluminado Lua.

Ainda na noite da segunda-feira, o grupo de Cáceres apresentará o drama " A Carne Negra". De autoria e direção de Luiza Medeiros, a peça, representada por dez estudantes que integram 'As Panteras', aborda o racismo estrutural e as violências causadas pelo preconceito.

A primeira noite de apresentações será marcada ainda com o ritmos e cadências da Fanfarra do IFMT Cáceres.Como projeto de ensino e extensão que integra a agenda de arte e cultura do campus, a Fanfarra é formada por estudantes do Instituto e também por músicos percussionistas da comunidade cacerense.

A terça-feira (24.10), começa com energia e música no show da Banda Órion do IFMT Cáceres. Com os instrumentalistas Helder Calassara e Pedro Luiz Oliveira e no vocal Anna Luiza Barbosa e Emanoely Moraes, a banda apresentará repertório variado da Musica Popular Brasileira.

O fechamento da participação do campus na MArte será na tarde de 24.10, às 14 horas. O Drama "A Culpa do Abuso", texto e direção de Israel Lincon, promete impactar a plateia com reflexões sobre as marcas e dores causada pela violência sexual. A peça que traz para o palco expressões de sentimentos de vítimas de abusos é representada por cinco componentes da companhia de Teatro "As Panteras".