Projeto 'ForestCloud' lança chamada de seletivo com bolsas para estudantes dos cursos superiores e do curso de Informática do IFMT Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 17 de Março de 2022 às 08:06

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, por meio da Coordenação-geral do projeto "ForestCloud: Inteligência artificial aplicada ao monitoramento remoto de pragas em plantios florestais com o uso de plataforma virtual em nuvem" publicou nesta quinta-feira (17.03) edital de chamada 2022 para seleção de estudantes bolsistas para participar do projeto de solução tecnológica aplicada a plantios florestais.

Aprovado pelo Edital 05/2020 de Apoio ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica  do Ministério da Educação, lançado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, o projeto do IFMT Cáceres, oferta 3 vagas para estudantes dos cursos superiores e 2 vagas para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática

Coordenado pelo Professor Alexandre dos Santos, doutor em entomologia, o projeto desenvolvido no âmbito das Geotecnologias e Estatísticas Espaciais aplicadas à Entomologia Florestal utiliza sensoriamento remoto e computação em nuvem para identificação de eventos de pragas e doenças em plantios florestais. Saiba mais sobre o projeto.

Inscrições

As inscrições para as bolsas estão abertas nos dias 21 e 22 de março. A/o estudante interresada(o) deverá enviar ficha de inscrição preenchida com justificativa sobre a motivação para participar do projeto, para o e-mail: alexandre.santos@ifmt.edu.br .  Identificar no e-mail o assunto:“Processo seletivo ForestCloud/IFMT-CAS”.

A seleção observará, entre os critérios, a disponibilidade da/do estudante de carga horária livre para dedicação às atividades bem como, a motivação e perspectivas em relação à oportunidade de ingressar no projeto. O resultado preliminar será divulgado em 23 de março e o resultado final em 25 de março.

De acordo com a coordenação, as/os bolsistas precisam dedicar 20 horas semanais ao projeto, em  atividades que incluem: auxiliar na coleta de dados, no desenvolvimento da plataforma digital e redação de relatórios e artigos técnico-científicos. As bolsas correspondem ao valor mensal de R$400,00 para estudantes dos cursos superiores e de R $161,00 para estudantes do ensino médio técnico. O período das bolsas corresponderá aos meses de abril a dezembro de 2022.

O que: Chamada para seleção de bolsistas - Projeto '"ForestCloud: Inteligência artificial aplicada ao monitoramento remoto de pragas em plantios florestais com o uso de plataforma virtual em nuvem"

Quem: Estudantes dos cursos superiores e do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Quando: Inscrições  de 21 e 22 de março de 2022

Onde: Envio de Ficha de Inscrição preenchida para o e-mail: alexandre.santos@ifmt.edu.br