COVID-19: Dificuldade de acesso à internet por estudantes do IFMT Cáceres limita realização de educação à distância durante pandemia

Publicado por: Campus Cáceres / 8 de Maio de 2020 às 16:36

No enfrentamento à pandemia Covid – 19, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo trabalha em duas principais frentes de atuação: com aplicação do conhecimento científico associado à solidariedade em medidas emergenciais de prevenção à doença a exemplo da produção e álcool para famílias de baixa renda e hospitais e unidades de saúde; e no âmbito didático-pedagógico com diagnóstico e busca de alternativas inclusivas para o segmento estudantil.

Segundo a direção de ensino do campus, a agenda em conjunto com servidoras e servidores da instituição, tem como principal objetivo, assegurar a proteção de toda a comunidade educacional com o isolamento social indicado pelas organizações de saúde e pelo Comitê formado no IFMT para medidas de combate à COVID-19.

Uma das alternativas em análise para atividades com estudantes durante a pandemia é a de educação com atividades remotas que depende, entre os recursos de tecnologia de informação e comunicação, do acesso à internet. De acordo com a Instrução Normativa 003/2020 e a Resolução 19/2020, o aproveitamento dessas atividades de ensino no IFMT, durante a suspensão do calendário letivo em função da pandemia, exige que 100% de estudantes de cada turma tenham condições de participar.

O resultado de um levantamento sobre a conectividade dos estudantes do campus, no entanto, aponta que a dificuldade de acesso à internet limita a realização de educação à distância nesse momento em que estudantes precisam ficar em casa.

O levantamento foi realizado pela Pró-reitoria de Ensino do IFMT, por meio de questionário enviado por e-mail para todos os estudantes. Responderam ao questionário, 48,9% do total de estudantes do campus de todos os cursos do ensino médio, subsequente e superior.  De acordo com o levantamento, 24,1% dos estudantes não tem acesso à internet quando estão em casa e 79 % afirmam ter dificuldades em participar de aulas a distância, considerando os recursos de tecnologia da informação disponíveis ou não disponíveis. ( Confira os dados nas ilustrações abaixo).

“Esta realidade de dificuldade de acesso apresentada no levantamento com os alunos, já foi atestada também pelos profissionais do campus, sobretudo, no cotidiano de trabalho das equipes de orientação e apoio pedagógico e educacional”, indica direção do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus, em nota à comunidade educacional sobre atividades pedagógicas em Regime de Exercício Domiciliar (RED) durante a pandemia Covid-19.

Na orientação conjunta entre direção de ensino, coordenações de cursos e equipe pedagógica do campus, o registro de atividades de RED no Campus podem ser planejadas para execução após a suspensão das medidas de isolamento no cenário que deve levar em conta a flexibilização do planejamento anual da disciplina, a compreensão da particularidade do momento de pandemia e o trabalho interdisciplinar a fim de compartilhar esforços, não sobrecarregar os alunos e fomentar o ensino-aprendizagem. Uma das preocupações é não expor estudantes ao deslocamento para envio e recebimento de atividades ou comprometer qualquer medida de isolamento físico estabelecida pelo Comitê IFMT Covid- 19.

Por outro lado, o corpo de servidores do campus mantém as atividades formativas e remotas para quem pode ter acesso e organizam palestras online, bem como outras agendas, para aprofundar vínculos com estudantes e estimular a busca por conhecimentos.

“As atividades que estão sendo organizadas não terão caráter avaliativo para as disciplinas. São estímulos ao conhecimento e uma forma de aprofundar o diagnóstico sobre essa realidade que vivemos e de planejamento educacional protegendo, principalmente à vida e a saúde de nossos estudantes”, afirma a diretora do DDE, professora Juçara Tinasi.

Dados gerais do Levantamento com estudantes de todos os cursos do campus

Responderam ao questionário por e-mail: 48,9% do quadro de estudantes do campus

Dados do Levantamento por modalidade de ensino: Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Curso Subsequente, Cursos Superiores

Tabela 1- Situação de acesso à internet em casa elencada por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Tabela 2- Situação de acesso à internet em casa elencada por estudantes do curso técnico subsequente

Tabela 3- Situação de acesso à internet em casa elencada por estudantes dos cursos superiores.

Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

49,1% dos estudantes do curso responderam ao questionário, destes, 28,6% não tem acesso regular à internet em casa e 85% dos estudantes teriam dificuldade em ter aulas à distância, considerando os recursos de tecnologia da informação.

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

60,5% dos alunos responderam questionário, destes, 22,1% não tem acesso regular à internet em casa e 74,7% dos estudantes teriam dificuldade em ter aulas à distância, considerando os recursos de tecnologia da informação.

Técnico em Agropecuária Subsequente:

25,5% dos alunos responderam questionário, destes, 18,5% não tem acesso regular à internet em casa e 74,1% dos estudantes teriam dificuldade em ter aulas à distância, considerando os recursos de tecnologia da informação.

Bacharelado em Engenharia Florestal:

55% dos alunos responderam questionário, destes, 22,5% não tem acesso regular à internet em casa e 75% dos estudantes teriam dificuldade em ter aulas à distância, considerando os recursos de tecnologia da informação.

Tecnologia em Biocombustíveis:

21,4% dos alunos responderam ao questionário, destes, 100% tem acesso regular à internet em casa e 100% teriam dificuldade em ter aulas à distância, considerando os recursos de tecnologia da informação.