Curso Gratuito: IFMT Cáceres oferta 40 vagas no curso de Especialização em Educação e Gestão Ambiental

Publicado por: Campus Cáceres / 20 de Março de 2023 às 11:38

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso na Especialização em Educação e Gestão Ambiental. São ofertadas 40 vagas. O curso de pós-graduação lato sensu é gratuito e voltado para quem concluiu o ensino superior em qualquer área do conhecimento.

As inscrições estão abertas até o dia 09 de abril de 2023 e deverão ser feitas, exclusivamente pela internet, no endereço https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6773 . Não será cobrada taxa de inscrição.

A seleção será realizada por meio da análise do currículo lattes da candidata e ou candidato. A classificação será feita com base na pontuação de tabela, prevista no Edital nº 42/2023, com critérios para avaliação de titulação; cursos de atualização; produção científica e atividade acadêmica e experiência profissional.

O curso

Com carga horária de 420 horas, o curso terá aulas presenciais no IFMT Cáceres  durante a semana, no período noturno, e atividades práticas no sábado, no período da manhã. O quadro docente é formado por mestras, mestres, doutoras e doutores do campus.

Organizado em módulos, o curso abordará no primeiro módulo Fundamentos da Educação Ambiental; Sustentabilidade e Sociobiodiversidade; Metodologias de pesquisa e extensão em Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Biodiversidade e Ecossistemas; e Direito e Legislação Ambiental.

No segundo módulo os componentes curriculares serão Sociologia Ambiental; Currículo e Educação Ambiental; Participação social e justiça ambiental; Gestão do Espaço Urbano e Zoneamento Ambiental; Gestão Integrada de Recursos Hídricos – Bacias Hidrográficas; e Gestão da Utilização do Solo Rural e Manejo Ecológico.

No terceiro módulo serão cursadas as disciplinas de Educação no processo de Gestão Ambiental nos setores público-privado e no terceiro setor; Educação ambiental campesina; Saúde Pública e Meio Ambiente; Gestão de resíduos sólidos: sistemas de gerenciamento de resíduos; e Gestão socioambiental e os mercados ambientais. A matriz curricular do curso prevê ainda carga horária de 60 horas para elaboração de Trabalho de Conclusão do Curso.

De acordo com o coordenador da especialização, professor Fausto Miguel da Luz Netto, coordenador de Pesquisa e Inovação do campus, a previsão do início das aulas do curso é para o próximo mês de maio. O calendário das atividades será divulgado no site da instituição www.cas.ifmt.edu.br