Energia renovável: Alunos de Biocombustíveis do IFMT Cáceres apresentam resultados de pesquisas em Congresso Brasileiro de Química

Publicado por: Campus Cáceres / 10 de Novembro de 2015 às 13:00

Alunos de Tecnologia em Biocombustíveis do IFMT Campus Cáceres apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas no Campus sobre produção de energias renováveis durante o Congresso Brasileiro de Química, realizado na última semana em Goiás. Emerson Figueiredo, Beatriz Penha, Érika Loraine e Jéssica Luzia representaram o campus apresentando sete trabalhos, aprovados pela comissão organizadora do evento, sobre produção de Biodiesel utilizando como matéria-prima diferentes oleoginosas e um protótipo de biodigestor desenvolvido no curso para produção de biogás.

Os trabalhos foram coordenados pelos professores Cláudia Gonçalves, Isabel Fraga e Wagner Cunha com envolvimento de outros servidores e de alunos do Curso de Biocombustíveis.

A instituição apresentou também pesquisa desenvolvida na área de química ambiental e analítica por meio da '‘avaliação de parâmetros físico-químico do Rio Paraguai'. A pesquisa desenvolvida pelo aluno do 5º semestre de Biocombustíveis, Emerson Oliveira, com a orientação da professora Isabel Fraga avaliou por meio de análises laboratoriais de amostra de água coletada em trechos do braço do rio, no centro da cidade, traços de poluição da água.

Segundo os pesquisadores alguns pontos apresentam maior concentração de Dióxido de Carbono e sais minerais que pode ser indicativo da presença de efluentes não tratados, de esgotos. O objetivo da pesquisa é subsidiar novas investigações para avaliação dos níveis de poluição.

Além de socializar pesquisas desenvolvidas no campus e conhecer experiências em outras instituições, os acadêmicos participaram de palestras, mesas redondas, encontros temáticos com professores e pesquisadores que são referências no Brasil em estudos sobre Recursos Renováveis e sobre a produção de Inovação e Tecnologia.

Segundo os alunos, o investimento da instituição no fomento a participação de eventos científicos traz importante contribuição para formação complementar e gera também mais responsabilidade.

“Traz novos horizontes para nós. Tanto na perspectiva de formação acadêmica como profissional. A cada experiência desta voltamos mais críticos, mais produtivos, com mais clareza sobre o que é o importante para nossa formação, sobre o que se produz no universo da pesquisa, sobre viabilidade ou não de projetos no âmbito da produção de energias renováveis. Isto gera também mais responsabilidade como aluno, como pesquisador”, destaca Emerson Oliveira.

De acordo com coordenador do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis, professor Cristian Jaques Bolner de Lima o incentivo a publicação e participação em eventos científicos gerou aumento significativo no interesse dos alunos do curso em participar de pesquisas.

“A medida que participam de congressos e simpósios há um aumento significativo por parte dos alunos na procura por projetos de pesquisa. A instituição incentiva, fornece esta oportunidade” destaca o coordenador.