IFMT Campus Cáceres realiza oficinas ambientais no 38º FIPE

Publicado por: Campus Cáceres / 11 de Julho de 2019 às 16:51

Com foco para o uso sustentável da biodiversidade, atividades reuniram mais de 200 crianças de escolas públicas municipais

Com objetivo de estimular a reflexão desde a infância sobre o universo de possibilidades de uso sustentável da biodiversidade, docentes e estudantes de Engenharia Florestal e coordenação da Ativa Incubadora do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo realizaram durante todo o dia desta quarta-feira (10), no 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPE), cinco oficinas ambientais nas áreas de Botânica, Agricultura e Ciência do Solo envolvendo mais de 200 crianças de escolas municipais.

“As temáticas são objetos de projetos de ensino, pesquisa e extensão no IFMT Cáceres e essas equipes de servidores e estudantes fazem um trabalho essencial de difusão dos conhecimentos para a comunidade. Aqui no FIPE, mesmo em férias escolares, resolveram participar ministrando as oficinas voluntariamente nesse trabalho de sensibilização das questões ambientais para nossas crianças”, afirmou o diretor-geral do campus, Salmo César da Silva.

Entre as atividades práticas, lúdicas e de degustação, o projeto coordenado pela professora Iris Gomes Viana, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, realizado por sete estudantes do 5º semestre de Engenharia Florestal, aguçou os sabores e curiosidades sobre a importância dos vegetais na alimentação com a oficina intitulada “Conhecendo as Plantas de uso alimentar e as PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”.

Além de aprender sobre os vegetais, seus usos diversos na alimentação e valores nutritivos, as crianças degustaram e avaliaram pratos como pudim com erva mate, farofa do umbigo da banana, frango ao molho branco e calda de carambola, bolinho de arroz com taioba, brigadeiro de biomassa de banana verde, bolo de castanha de caju e chá de amendoim.

Em oficina sobre Minhocultura ministrada pelo mestre em Agricultura Tropical, Vagner Aniceto Teixeira, gerente local da Ativa Incubadora do IFMT Cáceres, as crianças descobriram os benefícios da minhoca e a sua importância no preparo e fertilização natural do solo. De acordo com Vagner, integrada a perspectiva da educação ambiental, a oficina contribui na formação das crianças para o empreendedorismo, incluindo o despertar para alternativas de produção de adubo orgânico.

Também na área de Ciência do Solo, estudantes de Engenharia Florestal, sob a coordenação do professor Juberto Babilônia, doutor em Geografia com ênfase em estudos dos solos, ministraram a oficina ‘Pintura com Solos” com objetivo de promover, por meio da arte, o conhecimento sobre a importância do solo para a vida no planeta e o despertar para a necessidade de sua conservação. Em meio a pincéis e cartolinas, as crianças foram dando formas à imaginação com os solos utilizados como tinturas.

“Aqui de uma maneira didática e educativa, por meio da arte, elas conhecem o solo e suas principais características. Ao perceberem, por exemplo, a diversidade de cores dos solos aprendem que eles são compostos de maneira diferentes. O objetivo é que esse conhecimento ajude a entender a importância que o solo tem para a vida dos seres vivos e a partir daí despertar para as várias práticas e maneiras de como conservar o solo”, explica a acadêmica Creunice Nascimento.

Realizadas em parceria entre o IFMT Cáceres e a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, as oficinas ambientais no 38º FIPE foram coordenadas por Ana Paula Barrento; pela gerente de meio ambiente e paisagismo, Paula Oliveira e a bióloga Liandra Pinheiro.

Integraram a equipe de produção e monitoria das oficinas as acadêmicas de Engenharia Florestal, Maria José Pires, Nicolly dos Santos, Danielly Miranda, Creunice Nascimento, Gabrieli Ferreira e Luara Camila e os acadêmicos Alisson de Souza e Johny Marinho.