IFMT promove discussões sobre Racismo Estrutural e Educação Antirracista

Publicado por: Reitoria / 8 de Fevereiro de 2024 às 18:06

Durante o início do ano letivo nos campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Pró-Reitoria de Ensino em parceria com o Núcleo Maria Dimpina de Estudos Afrobrasileiros, Indígenas e de Fronteira (Numdi/Neabi) tem promovido diversas atividades voltadas para a conscientização e o debate sobre o Racismo Estrutural e a Educação Antirracista.

No período de 05 a 08 de fevereiro de 2024, o IFMT Cáceres Olegário Baldo sediou uma série de palestras como parte da recepção aos estudantes. Estas palestras abordaram temas cruciais para o contexto educacional como o racismo, o machismo, o sexismo e a homofobia, entre outros. Além do Campus Cáceres, já foram realizadas palestras nos campi Várzea Grande e Bela Vista.

Destacando-se entre os temas discutidos e que serão mantidos em pauta ao longo do ano letivo, o Racismo Estrutural foi abordado em duas palestras ministradas pelo professor Lucas Café, com a participação da pró-reitora de ensino, professora Luciana Klamt.

No campus Cáceres, a promoção da educação antirracista tem sido uma iniciativa ativa, conduzida pelo Núcleo de Gênero e Relações Étnico-Raciais, em colaboração com a direção e coordenação, e com a participação significativa dos alunos.

O grupo de teatro estudantil do campus, As Panteras Negras e Cia, apresentou a peça "A Carne Negra", dentre outras interações, proporcionando um espaço para depoimentos contundentes dos estudantes sobre a importância de uma educação antirracista e não violenta.

"Investir no processo educativo é fundamental para construirmos uma sociedade mais igualitária. O combate ao racismo e ao machismo estrutural é prioritário, moldando uma base social mais justa e inclusiva," afirma o diretor-geral do campus Cáceres, Anderson Bezerra.

Para Klamt, é extrema a importância dos movimentos formativos realizados pelos campi visando debater temas essenciais para a formação integral e integrada dos estudantes.

“A Proen reforça a visão compartilhada pelo Numdi e pela comunidade antirracista do IFMT de que é imprescindível a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, bem como a construção de uma educação antirracista, plural e diversa, que contribua para uma sociedade mais justa, humana e baseada na equidade racial”.