IFMT seleciona 3 estudantes de graduação para contribuir com os Espaços Makers

Publicado por: Reitoria / 20 de Março de 2023 às 13:17

Submissões ocorrerão exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP – Módulo Pesquisa.

A  Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes), por meio do Departamento de Inovação Tecnológica - DPIT, publica nesta segunda-feira (20) o 1º Edital interno do IFMT para apoio aos laboratórios que compõem os Espaços Makers do IFMT. Com fomento exclusivo da Reitoria, os Espaços Makers poderão receber até 25 mil reais para aquisição de materiais de consumo e pequenas manutenções, além de 3 bolsistas de nível superior pelo período de 12 meses.

Ao longo dos 12 meses de execução dos projetos, os Espaços Makers criarão todas as normativas internas para atendimento das finalidades de criação, bem como terão suas equipes preparadas para atuação junto à comunidade interna e externa, com a realização de eventos temáticos, ofertas de cursos de capacitação, prestação de serviços, dentre outras possibilidades.

A submissão das propostas poderá ser feita de 24/03 a 10/04, estão aptos a participar do Edital 51/2023 - Apoio aos Espaços Makers do IFMT, os laboratórios já vinculados ao Departamento de Inovação Tecnológica - DPIT, por meio da Resolução nº44/2022/CONSUP.

Espaços Makers do IFMT

Espaços Maker são ambientes colaborativos, facilitadores de projeção, produção e consolidação de produtos, por meio da formação complementar em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos, com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão oferecidas pelo IFMT, sendo um espaço importante para a comunidade acadêmica, para a realização de eventos, minicursos e palestras, além de ter projetos com foco na solução de problemas para o desenvolvimento local.

"O fomento aos Espaços Makers do IFMT busca preparar os laboratórios já existentes para a atuação compartilhada e dentro da filosofia maker, como um ambiente colaborativo de formação e desenvolvimento de soluções sustentáveis para ecossistemas de educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, atendendo às comunidades interna e externa ao IFMT”, explica a Chefe de Departamento de Inovação Tecnológica, Fernanda Caldeira.

Ao longo do ano de 2023 o Departamento de Inovação Tecnológica possibilitará que novos laboratórios se credenciem ao Espaços Makers do IFMT, fornecendo auxílio e orientação para atuação dentro das normativas e possibilitando a participação em editais futuros.

Para mais informações leia o Edital 51/2023 e o Regimento Interno dos Espaços Makers abaixo.