INSCRIÇÕES ABERTAS: IFMT Cáceres realiza oficina de iniciação científica para estudantes do campus

Publicado por: Campus Cáceres / 27 de Maio de 2021 às 10:04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo abre inscrições para Oficina sobre Iniciação Científica ofertada a estudantes do campus, de todos os cursos da educação básica (integrados e subsequentes ao ensino médio) e do curso superior em Engenharia Florestal.

Com o objetivo de incentivar a participação e capacitar os discentes na elaboração de projetos de ensino, de pesquisa, de inovação e de extensão, a oficina é realizada em ação conjunta entre as coordenações de Extensão e de Pesquisa e Inovação do campus.

Realizada em formato on-line, a oficina abordará, entre as temáticas, o conceito e aplicação da iniciação à ciência com contribuições do professor do IFMT, Reginaldo Antonio Medeiros, doutor em Ciência Florestal que conduzirá reflexões sobre o que é a iniciação cientifica, quem envolve, o seu papel na  extensão, na pesquisa e inovação tecnológica e formas de produção e publicação.

Os coordenadores de Pesquisa e Inovação do campus, professor Fausto Miguel, mestre em Geografia, e de Extensão, professor Antonio Nobre da Silva, mestre em Agricultura Tropical, darão ênfase a importância profissional e acadêmica do Currículo Lattes e orientações práticas para cadastro, preenchimento e edição do currículo na plataforma Lattes.

A oficina terá também as contribuições da professora Fabiane Ortiz do Carmo Gomes Coca, mestra em Zootecnia, com orientações sobre o que é e como identificar plágio nos trabalhos acadêmicos e produções científicas, organizar referências e citações conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT 2020 e de como utilizar o aplicativo Mendeley  na elaboração das referências.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 01.06.2021, por meio de preenchimento do formulário on-line: https://forms.gle/v4ZErgijBaEsU8Rj7

A oficina será realizada inicialmente para duas turmas. No dia 04/06/2021 das 14 às 18 horas para primeira turma e, no mesmo horário do dia 11.06.2021 para a segunda turma. As e os participantes receberão certificados com carga horária de 4 horas.

PROGRAMAÇÃO:

Oficina sobre Iniciação Científica - IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Dia 04/06/2021 - sexta-feira: 14h às 18h - Turma 1

Dia 11/06/2021 - sexta-feira: 14h às 18h - Turma 2

Formato: on-line - Plataforma Meet

Tópicos:

• Iniciação à Ciência - Prof. Dr. Reginaldo Medeiros
  • Currículo Lattes: Importância Profissional e Acadêmica - Prof. Me. Antônio Nobre da Silva e Prof. Me. Fausto Miguel.
  • Plágio e Referências – Profa. Ma. Fabiane Ortiz do Carmo Gomes Coca

Público: Estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Informática; Curso Técnico Subsequente em Agropecuária; e Curso Superior em Engenharia Florestal.