Estudantes de Licenciatura em Química do IFMT Cáceres associam saberes populares ao Ensino de Química em evento de Extensão

Publicado por: Campus Cáceres / 6 de Setembro de 2023 às 19:46

Com objetivo de integrar os saberes populares de moradoras e moradores do município de Cáceres (MT) ao ensino de Química, docente e estudantes do segundo semestre do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo realizaram, esta semana, a 3ª Noite Extensionista do Curso de Licenciatura em Química.

Coordenado pela professora Isabel Matos Fraga, mestra em Engenharia Química, a atividade da disciplina 'Extensão Aplicada ao Ensino de Química’ realizada no campus, na última segunda -feira (04.09) contou com trocas de experiências e palestras com o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Laudemir Luiz Zart e com o coordenador de extensão do IFMT Cáceres, Vagner Aniceto Teixeira.

Protagonistas do evento, as e os acadêmicos de Química realizaram um trabalho prévio no processo formativo possibilitado pela atividade de extensão no currículo, com a identificação e diálogo com pessoas da região de Cáceres conhecedoras e propagadores da cura por meio das ervas medicinais.

Entre os resultados, as e os estudantes trouxeram para o evento, a experiência do senhor Luiz Fernando Sales, 72 anos, morador de Cáceres, que compartilhou, em apresentação em vídeo, os seus saberes sobre os benefícios obtidos para a saúde humana por meio do chá de hortelã. Durante o evento, acadêmicas e acadêmicos relacionaram a sabedoria popular com os seus conhecimentos sobre a química existente em cada componente das ervas apresentadas.

O coordenador de extensão, Vagner Aniceto, enfatizou a importância da participação das e dos estudantes nos projetos de extensão do IFMT Cáceres e nas ações do Núcleo Local da Ativa Incubadora do IFMT em Cáceres. Ele destacou o papel da Ativa Incubadora no campus e o potencial de contribuição para a região de Cáceres, incentivando ideias empreendedoras para o desenvolvimento local.

Reconhecido pelo trabalho extensionista desenvolvido em todo o Mato Grosso, em especial no âmbito da Educação e Socioeconomia Solidária e Educação Ambiental, o professor da Unemat, Laudemir Luiz Zart, doutor em Política Científica e Tecnológica, apresentou a sua trajetória como extensionista e destacou a importância das instituições abrirem suas portas à sabedoria popular o que, segundo ele, é prática indispensável para a extensão.

"A paixão genuína do professor Laudemir pelo município e o compartilhamento de conhecimentos com a comunidade cativaram e encantaram os presentes. Os estudantes saíram do evento com um fôlego novo, inspirados pelas experiências extensionistas", comemorou a coordenadora do evento, professora Isabel Fraga.

Marcadores: quimica