Mulheres Mil oferta 500 vagas para inclusão socioprodutiva feminina em 2024

Publicado por: Reitoria / 7 de Fevereiro de 2024 às 18:29

Em Rondonópolis e Cáceres, pela segunda vez, os cursos beneficiarão mulheres encarceradas

No Ciclo 02 do programa Mulheres Mil, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ampliará para 500 o número de vagas em cinco diferentes cursos visando à formação profissional, elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em 2024 serão ofertados pela instituição os cursos de Microempreendedorismo Individual (MEI), Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Agente de Desenvolvimento Sócio-ambiental e Produtor de derivados do leite.

Cento e setenta e cinco vagas serão para o curso de assistente administrativo a ser desenvolvido pelo campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva. As demais oportunidades são para os campi Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis.

Primeiro ciclo foi marcado por baixa evasão

Alunas do ciclo 1 dos cursos de produção de licores e doces e sabão

Realizados entre agosto e dezembro de 2023, os cursos do primeiro ciclo possibilitaram a qualificação profissional de 300 mulheres. A evasão de 16% registrada, além de um indicativo do alcance social do programa, é resultado da aplicação de metodologias de acesso, permanência e êxito pelas equipes das coordenações geral e locais onde eles foram desenvolvidos.

“Esse é um dado expressivo quando se pensa que estamos atendendo mulheres em vulnerabilidade social. Elas saíram desse processo mais confiantes, com mais autonomia social e financeira e com a expectativa de participar de mais cursos, de seguir em frente com novas oportunidades de estudo,” avaliou Eloísa Azeredo.

A coordenadora geral lembrou um relato marcante no dia do encerramento do curso, feito por uma participante da Cadeia Feminina de Rondonópolis que contou que a cada dia que entrava para a sala de aula deixava para trás sua realidade de encarcerada e sentia-se “como se estivesse livre.”

Vinculado ao programa institucional “Teresa de benguela”, o Mulheres Mil favorece, ainda, o processo de verticalização da extensão praticada no IFMT.

Responsável pelo ciclo dois, a coordenadora geral atual, Louise Logsdom explica que a experiência acumulada anteriormente será útil no desenvolvimento dos trabalhos nos campi este ano. No momento, as equipes estão em fase de divulgação das vagas e seleção para contratação de professores.

As aulas estão previstas para ocorrer nos meses de abril a novembro de 2024.