IFMT realiza depósito de patentes de Simulador de Inseminação Artificial de Bovinos desenvolvido por servidor do campus Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 9 de Março de 2023 às 10:21

Como diminuir o sofrimento de vacas e promover o bem-estar animal em técnicas e cursos de inseminação artificial de bovinos? Um equipamento similar a um colo uterino de uma vaca, desenvolvido pelo pesquisador do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, professor Heitor Azuaga Aires da Silva Filho, é um produto inédito no Brasil que pretende ser referência no campo da formação sobre a técnica de inseminação artificial em bovinos. Entre os benefícios, o simulador possibilita evitar o sofrimento das vacas com a substituição dos animais pelo equipamento nos processos de capacitação de profissionais em inseminação artificial.

A invenção foi depositada pela Agência de Inovação Tecnológica do IFMT no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) com pedido de proteção e certificação do direito exclusivo e autoria da criação.

“No Brasil não temos nenhum simulador que utilize a técnica e produção do colo uterino e leve em consideração as formas reais desse órgão da vaca. Então, examinei o útero de 164 vacas aneloradas criadas na região do pantanal para observar as medidas e toda a estrutura do órgão, e com base nestes estudos, criamos um simulador com as formas reais”, explica Azuaga.

A inseminação artificial é uma técnica em reprodução utilizada em diversas espécies, incluindo bovino, com objetivo de melhorar geneticamente os animais, para aumentar a produção da carne e do leite.

Professor da área de inseminação artificial de bovinos há 30 anos, Heitor destaca que a invenção surgiu da necessidade de criar instrumentos didático-pedagógicos que permitissem minimizar o uso dos animais e assegurar mais qualidade na capacitação de profissionais em inseminação artificial de bovinos, permitindo que o uso das vacas em cursos só aconteçam após um certo grau de conhecimento de como manusear o aparelho reprodutor.

De acordo com o fundamento da patente depositada no INPI, está associada ao propósito da invenção, ‘capacitar o treinando a manusear o simulador de forma a ter sucesso em transpor os anéis cervicais de forma realística, idêntico aos anéis cervicais existentes em vacas ou novilhas vivas’.

Segundo o pesquisador, outro destaque para o simulador é que ele apresenta também a possibilidade de se praticar de forma autônoma, onde o próprio equipamento dirá o local exato de deposição do sêmen.

Financiamento do IFMT e Parceria Internacional

Com financiamento exclusivo do IFMT, por meio do Edital 29/2022 de fomento para pesquisas com alto nível de maturidade tecnológica, o projeto “Simulador Inovador para Uso de Inseminação Artificial em Bovinos", foi desenvolvido em parceria internacional com duas universidades de Portugal: a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A pesquisa é resultado de estudos do professor Heitor, sob a orientação da professora Rita Payan Carreira, no doutorado em Ciência Animal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na cidade de Vila Real, em Portugal.

Segundo depósito de patente

Além da inovação tecnológica, o projeto gerou um segundo pedido de depósito de proteção no INPE de um modelo de utilidade que traz aperfeiçoamento para o equipamento.

De acordo com a Chefe do Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT, Fernanda Marques Caldeira, o segundo depósito já foi encaminhado pela Agência de Inovação do IFMT para o INPI e está em processo de conferência de documentação.

“Esse projeto que ainda está em execução já resultou no depósito de duas patentes pelo IFMT com potencial de serem adotadas pela indústria. Além do destaque para as inovações tecnológicas, o projeto apresenta resultados para a sociedade, com contribuições importantes para o bem-estar animal”, avalia Fernanda.