início do conteúdo

Plataforma do IFMT oferece cursos online gratuitos para o ENEM

Publicado por: Reitoria / 23 de Fevereiro de 2024 às 17:15

Abertos para a comunidade, os cursos do IFMT MOOC são a distância, sem processo de seleção, sem mediação e sem tutoria, com ingresso e conclusão de forma contínua

Através do curso "Matemática para o Enem" ofertado por meio da plataforma de cursos abertos e massivos online (MOOC) o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) apresenta ferramentas gratuitas para preparar os estudantes do estado para esse importante exame nacional de acesso ao ensino superior.

No curso “Matemática para o Enem” em 180 vídeo-aulas são abordados resumos dos conteúdos de Matemática cobrados no exame.

A iniciativa contrasta com a dura realidade mostrada em levantamento de 2022 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que apontou que 73% dos estudantes brasileiros não conseguiram converter moedas ou comparar distâncias, significando que sete a cada dez estudantes de 15 anos não aprenderam o mínimo esperado de matemática.

Outros cursos

A plataforma está em funcionamento desde o segundo semestre de 2023 e também disponibiliza cursos sobre "estratégias metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos", "planejamento digital de imagens com software livre", "planejamento, rotinas de estudos" e "redação para o ENEM". 

O que é o Programa IFMT MOOC

O Programa Institucional de Cursos Abertos Massivos, também chamados de cursos MOOC tem como objetivo ofertar cursos integralmente a distância, sem processo de seleção, sem mediação e sem tutoria, abertos para a comunidade, com ingresso e conclusão de forma contínua. Os cursos são livres, onlines, gratuitos e com certificados. A intenção é beneficiar alunos e servidores por meio de materiais de estudos e atividades interativas oferecidas por especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Para mais informações, acesse: Plataforma MOOC.

Notícia relacionada: aqui!

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT