Por uma educação antirracista: Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições Africanas

Publicado por: Campus Cáceres / 21 de Março de 2023 às 12:20

21 de Março:Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 21 de março de 1960, na África do Sul. Em meio ao regime de segregação racial do apartheid no país, tropas do exército atiraram em pessoas negras que participavam de uma manifestação pacífica na cidade de Johanesburgo contra a Lei do Passe que obrigava negras e negros a portarem cartões de identificação dos lugares aonde podiam ir. O massacre matou 69 pessoas e feriu outras mais de 180.

No Brasil, o dia 21 de março também foi instituído como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas. A lei foi sancionada em janeiro deste ano de 2023 pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

A data é uma oportunidade de reflexão sobre a necessidade de combater o racismo, a discriminação racial e todas as formas de intolerância relacionadas à raça e à etnia. É uma ocasião para relembrar a luta histórica de negras e negros contra a opressão e para celebrar a diversidade e a cultura das diferentes etnias que compõem a sociedade.

Violências geradas pela discriminação racial, preconceito e exclusões sao realidades que precisam ser enfrentadas, de modo particular no Brasil: país que registrou entre os anos de 2016 a 2020, entre as mortes violentas de jovens, 80% de assassinatos de pessoas jovens negras.(pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef).

Este é apenas um elemento no mapa da violência contra a população negra que aponta a necessidade da promoção de ações que garantam a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, assim como incentivar a reflexão e o debate sobre intolerância, inclusive a religiosa, e as questões relacionadas à discriminação racial em diferentes contextos sociais.

Em compromisso com uma educação antirracista e de respeito à diversidade cultural e étnica, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo convida a comunidade para reflexão-ação no combate à discriminação racial.