Realidades brasileiras: Professor do IFMT Cáceres lança trabalho sobre educação ambiental dialógico-crítica em obra coletiva da editora Unemat

Publicado por: Campus Cáceres / 23 de Outubro de 2023 às 16:45

"A educação ambiental e o cuidado com a vida no Pantanal de Mato Grosso: reflexões teóricas" é tema de trabalho publicado pelo professor do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT em Cáceres,  Silvano Carmo de Souza, na obra  'Realidades Brasileiras: Teorias e Práticas Sociais Libertadoras", lançada, este ano de 2023, pela editora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat.

O trabalho do professor Silvano, doutor em Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Ambiente e Sociedade, foi realizado em conjunto com o seu orientador de doutoramento,  professor da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Amadeu José Montagnini Logarezzi, doutor em ciências físico-químicas  e com a mestranda em Educação da Unemat, professora da educação básica, Erika Patrícia Lacerda Dias Souza. O texto integra o oitavo capítulo que marca o fechamento da primeira  parte do livro com reflexões teóricas fundadas na perspectiva freireana da educação ambiental e no cuidado com a vida.

A pesquisa, constituída com base no diálogo com pescadoras e pescadores tradicionais do Pantanal, tem como pressuposto teórico-metodológico que a educação ambiental dialógico-crítica não pode ser neutra e que deve produzir uma ação política comunitária comprometida com a transformação social.

"Correlacionamos o pensamento freireano e uma educação ambiental dialógico-crítica, vislumbrando as possibilidades de promoção do cuidado com a vida no contexto do movimento das águas do Pantanal de Mato Grosso, especialmente considerando os campos de diálogo estabelecidos com pescadoras/es tradicionais", explica os autores e a autora na introdução do trabalho.

Sobre a obra
 O livro  'Realidades Brasileiras: Teorias e Práticas Sociais Libertadoras',  organizado pelo professor da Unemat, Laudemir Luiz Zart,  doutor em Política Científica e Tecnológica, reúne 17 trabalhos  resultados  de pesquisas, formação política e cultural desenvolvidos a partir de estudos, exposições  e reflexões  durante curso de extensão universitária da Unemat/Unitrabalho, envolvendo autoras e autores de universidades públicas, movimentos sociais, sindicais, cooperativas e organizações não governamentais.

O curso denominado “Realidade Brasileira Ana Primavesi: historicidades e atualidades” foi realizado entre agosto de 2020 e março de 2021, durante a pandemia da Covid-19, por meio de web seminários que podem ser acessados pelo canal do Youtube da Unemat/Unitrabalho.

Com proposições teóricas, metodológicas e das práticas sociais sobre realidades brasileiras, a  obra é organizada em duas partes.  Na parte I "Pensamento Social, Realidades e Possibilidades Emancipatórias", o livro reúne oito trabalhos sobre o pensamento de intelectuais e reflexões conceituais na análise crítica da realidade brasileira.

Na parte II "Realidades e Práticas Sociais de Organização e Transformação", nove estudos trazem abordagens  sobre os direitos humanos, o trabalho de organização política popular, a ocupação dos espaços urbanos, o movimento feminista e a cultura do patriarcado, as mulheres camponesas e a conquista de direitos, a economia solidária e os processos de formação e de organização.

O livro está disponível em formato e-book para download gratuito no Portal da Editora Unemat. Boas leituras!