I Seminário dos Cursos de Tecnologia inicia com palestra sobre inteligência artificial

Publicado por: Reitoria / 26 de Abril de 2023 às 18:26

São mais de mais de 700 inscritos e 38 trabalhos para apresentação amanhã (27)

A abertura do I Seminário dos Cursos de Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), nesta terça-feira (25), contou com a participação online e presencialmente de estudantes e professores dos 21 cursos de tecnologia distribuídos em 13 campi da instituição. O evento teve como destaque a palestra sobre inteligência artificial, que abordou o futuro e novas perspectivas de trabalho e tecnologia.

Participaram da abertura o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, a professora diretora de graduação, Ana Claudia Tasinaffo Alves, a Pró-reitora de ensino Luciana Maria Klamt, a presidente da comissão organizadora do evento Elizabeth da Cunha e docentes que são essenciais para os cursos de tecnologia do IFMT.

A pró-reitora de ensino, Luciana Maria Klamt, relata ser um momento ímpar para a instituição, os mais de 700 inscritos no seminário e 38 trabalhos inscritos para apresentação na quinta-feira (27), momento que também haverá atividades presenciais nos campi.

“Queremos discutir melhorias na oferta dos cursos tecnológicos. E para os nossos servidores que labutam, cada um em sua área de atuação, para oferecer o melhor ensino aos estudantes, que são o motivo da nossa existência enquanto instituição de ensino.”

Eficiência acadêmica e geração de emprego e renda aos estudantes

O reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, destacou a importância do seminário para atingir os objetivos de melhorar a eficiência acadêmica dos cursos de tecnologia, desde os procedimentos de assistência estudantil até os componentes curriculares, as grades e os processos pedagógicos, além de ampliar a empregabilidade e a geração de emprego e renda dos estudantes do IFMT.

“A eficiência acadêmica reflete a qualidade do curso. Então os debates, cada contribuição e cada reflexão tem como objetivo final a melhoria da nossa eficiência acadêmica institucional. E se ampliarmos a empregabilidade significa que os nossos cursos estão em conexão com os setores produtivos e estamos conseguindo fazer a diferença na vida dos nossos estudantes.” explica Santos.

O reitor complementa ressaltando que os cursos de tecnologia são essenciais e estão relacionados à identidade institucional dos institutos federais, que passa de forma prioritária pelos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e pelos Cursos de Tecnologia.

“É para isso que fomos criados essencialmente, fundamentalmente, e é isso que nos diferencia das demais instituições. Somos criados com um propósito específico e com uma prioridade que passa pelo ensino técnico e ensino tecnológico.”

O futuro e novas perspectivas de trabalho e tecnologia: a incorporação da inteligência artificial

A palestra sobre inteligência artificial contou com a participação de convidados como a professora doutora Dora Kaufman, que faz parte do Programa de Tecnologias de Ciência e Design Digital da Faculdade de Ciência e Tecnologia da PUC São Paulo, o professor doutor Wilson Conciani, um dos fundadores dos cursos tecnológicos no CEFET MT, voluntário do Instituto Federal de Brasília (IFB), graduado e licenciado em Educação Profissional pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e  o servidor do Governo do Estado de Mato Grosso, Sandro Luis de Campos, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela UFMT.

Confira a palestra:

Notícia Relacionada:

I Seminário dos Cursos de Tecnologia do IFMT inicia amanhã (25) - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/i-seminario-dos-cursos-de-tecnologia-do-ifmt-inicia-amanha-25/